"Muito além da escolarização formal, é preciso reconhecer que a escola representa espaço fundamental para o desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, constituindo-se como um grande contexto de socialização, de construção de identidades, exercício da autonomia e do protagonismo, de respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e orientação sexual e, finalmente, de afirmação, proteção e resgate de direitos." (LIMA, Sueli. 2009)
O programa Mais Educação do Ministério da Educação, que funciona em todas as escolas do Brasil, no intuito de fomentar, por meio da sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens.
Conforme o Decreto nº 7.083/2010, os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, reconhecem-se as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
Falar sobre Educação Integral implica, então, considerar a questão das variáveis tempo, com referência à ampliação da jornada escolar, e espaço, com referência aos territórios em que cada escola está situada. Tratam-se de tempos e espaços escolares reconhecidos, graças a vivência de novas oportunidades de aprendizagem, para a reapropriação pedagógica de espaços de sociabilidade e de diálogo com a comunidade local, regional e global.
"Para transformar a escola num lugar onde a cultura local possa dialogar com os currículos escolares, é importante reconhecermos que as experiências educacionais se desenvolvem dentro e fora das escolas."Alunos integrantes do coral, dentro do ônibus em direção a Canela - RS
(LIMA, Sueli. 2009)
Em dezembro de 2010, culminou uma apresentação do coral "Quem Ama Cuida", na cidade de Canela - RS, na catedral de pedra Nossa Senhora de Lurdes. Quando cantaram várias músicas natalinas como por exemplo: "Adeste Fidelis, Glória, Boas Festas, Mundo Feliz, Noite Feliz e Sinos de Natal". Foram aplaudidos comedidamente dentro da catedral.
Ao sair se postaram na escadaria da catedral para as fotos de lembrança.
Os alunos pediram para o Professor Eduardo Rocha rege-los novamente e quando estavam cantando a versão da 9º sinfonia de Beethoven, os sinos começaram a tocar, foi um momento único que transmitiu o verdadeiro espírito de natal...
..logo após fomos a cidade de Gramado - RS, assistir o Natal Luz, oportunidade única e prazerosa até então para estas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário