quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Intuito do Programa Mais Educação

A escola nossa senhora aparecida aderiu ao programa mais educação, visando à estratégia do governo federal para a ampliação da jornada escolar, a reorganização curricular, numa perspectiva de educação integral.
A escola nossa senhora aparecida tendo como suporte – e conforme bases legais da Ed. Integral no Brasil – a constituição de 1998; ECA (estatuto da criança e do adolescente); LDB (Leis de Diretrizes e Bases); PNE (Plano Nacional de Educação); PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) prevê que a educação do estudante do estudante seja feita além da escola, com participação da família e da comunidade que valoriza a Ed. Int. como possibilidade de formação Integral da pessoa; e avança para além do texto da LDB, ao apresentar a educação em tempo integral para Ensino Integral e Educação Infantil. Apresenta como meta a ampliação progressiva da jornada escolar para um período de, pelo menos, sete horas diárias, além de promover a participação das comunidades na gestão das escolas, incentivando o fortalecimento e a instituição de Conselhos Escolares e FUNDEB, que determina e regulamenta a educação básica em tempo integral e os anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Pensando em Ed. Int. usamos como suportes teóricos algumas de várias leituras de alguns pensadores da educação do século passado, como Jean Jacques Rosseau, Johann Pestalozzi, modelo Montessouriano; Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, mais alguns artigos de autores diversos.
Na década de 60 com Anísio Teixeira que organizou o sistema educacional da capital de Brasília e que mais tarde conforme vontade do então presidente da República Jucelino Kubitschek, viria a ser o modelo educacional para todo o Brasil.Na década de 80, as idéias de Darcy Ribeiro, adaptando-se ás  (Escolas de Tempo Integral).CIEPS
No contexto atual da educação no Brasil as experiências acontecidas em tempos e espaços sócio-históricos diferentes servem como inspiradores de novas construções. A sociedade é desafiada enquanto modelo de educação, a participar e cooperar, sendo sua fala ouvida, levada em consideração por uma gestão democrática; uma educação de qualidade, inclusiva de responsabilidade, na formação do homem integral e no indivíduo cidadão.

Escola, e que não se refere apenas em aumentar o período de maior permanência no espaço escolar, mas oportunizar ao aluno maior qualidade em conteúdos escolares enriquecida com uma proposta pedagógica bem elaborada e eficaz de acordo com a realidade do aluno através de uma diversidade de atividades e interdisciplinaridade. Entendendo as formas de como cada aluno se apropria de um conhecimento, respeitando as diferentes fases do processo de aprendizagem, proporcionando a cada aluno a oportunidade de expressar-se trazendo-o para fecundos debates e relações interpessoais, preparando-os  para o convívio social.

O Mais Educação e o Contexto Social

Em relação aos professores, há a intenção em de que tenham formações que, somando as diferenças sintam-se mais motivados, comprometidos e valorizados tornando-se agentes defensores de um novo tipo de relação entre a escola, a comunidade e a sociedade. Em uma gestão democrática que apóie e viabilize espaços e momentos para que os professores possam discutir como fazer e o que fazer para ajudar alunos com dificuldades, discutir conteúdos, elaborar projetos e a participação da comunidade na escola.
A renovação dos currículos escolares que ofereçam aos alunos condições necessárias para o seu completo desenvolvimento em todos os espaços da escola como também fora dela. Realizando pesquisas de campo, que é uma necessidade motivacional.
É importante a participação dos pais sempre que possível junto aos filhos, revisando seus cadernos – para preservar a importância do ato de dialogar com a criança – participar das reuniões, prezando pelo direito a aprendizagem de seus filhos.
A escola oferece ao educando a alimentação de ótima qualidade, feita pelas funcionárias da escola com muita dedicação.
Os educadores sociais (monitores) trocam informações, oferecendo ao aluno do contra-turno, conhecimento cognitivo, atividades de recriação, esporte, lazer e cultura.
O aluno além de participar do turno regular – “aulas formais”- por 4 horas diárias, ele permanece por mais 3 horas no turno integral, onde receberá alimentação balanceada para o seu desenvolvimento nutricional pelo período que estiver na escola e irá realizar atividades diferenciadas, através de oficinas de esporte, cultura e lazer. 
O aluno além de participar do turno regular – “aulas formais”- por 4 horas diárias, ele permanece por mais 3 horas no turno integral, onde receberá alimentação balanceada para o seu desenvolvimento nutricional pelo período que estiver na escola e irá realizar atividades diferenciadas, através de oficinas de esporte, cultura e lazer. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apresentação do Programa Mais Educação


"Muito além da escolarização formal, é preciso reconhecer que a escola representa espaço fundamental para o desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, constituindo-se como um grande contexto de socialização, de construção de identidades, exercício da autonomia e do protagonismo, de respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e orientação sexual e, finalmente, de afirmação, proteção e resgate de direitos." (LIMA, Sueli. 2009

O programa Mais Educação do Ministério da Educação, que funciona em todas as escolas do Brasil, no intuito de fomentar, por meio da sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens.
Conforme o Decreto nº 7.083/2010, os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, reconhecem-se as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.




Falar sobre Educação Integral implica, então, considerar a questão das variáveis tempo, com referência à ampliação da jornada escolar, e espaço, com referência aos territórios em que cada escola está situada. Tratam-se de tempos e espaços escolares reconhecidos, graças a vivência de novas oportunidades de aprendizagem, para a reapropriação pedagógica de espaços de sociabilidade e de diálogo com a comunidade local, regional e global.


"Para transformar a escola num lugar onde a cultura local possa dialogar com os currículos escolares, é importante reconhecermos que as experiências educacionais se desenvolvem dentro e fora das escolas." 
(LIMA, Sueli. 2009) 
Alunos integrantes do coral, dentro do ônibus em direção a Canela - RS

  Em dezembro de 2010, culminou uma apresentação do coral "Quem Ama Cuida", na cidade de Canela - RS, na catedral de pedra Nossa Senhora de Lurdes. Quando cantaram várias músicas natalinas como por exemplo: "Adeste Fidelis, Glória, Boas Festas, Mundo Feliz, Noite Feliz e Sinos de Natal". Foram aplaudidos comedidamente dentro da catedral.

 Ao sair se postaram na escadaria da catedral para as fotos de lembrança.

  Os alunos pediram para o Professor Eduardo Rocha rege-los novamente e quando estavam cantando a versão da 9º sinfonia de Beethoven, os sinos começaram a tocar, foi um momento único que transmitiu o verdadeiro espírito de natal...

..logo após fomos a cidade de Gramado - RS, assistir o Natal Luz, oportunidade única e prazerosa até então para estas crianças.